PT EN

A Rota

Quase sempre tanta informação a rodear-nos e quase sempre tão pouco tempo para escolher.
Aqui, agregamos e colocamos em mar aberto, ao alcance de todos, as notícias e crónicas a reter sobre a navegação do SOPHIA.
21 de Setembro 2015 - 11:30

Sistemas de Informação Geográfica em destaque nas formações SOPHIA

Ações de formação revelam o enorme potencial dos SIG no mar

Os módulos de formação em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) do projeto SOPHIA uniram novamente a comunidade que trabalha no mar entre 7 e 18 de setembro na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

“É uma ferramenta essencial” são as palavras do formando José Gomes-Pereira, estudante de doutoramento na Universidade dos Açores, sobre as formações SIG, que se focaram na exploração e representação de dados de deteção remota relativos ao meio marinho utilizando SIG, com recurso ao software ArcGIS.

José Gomes-Pereira acrescenta: “Daí estarem aqui pessoas que trabalham em áreas tão distintas: tem uma aplicação transversal e está a permitir capacitar vários setores profissionais em Portugal e vai-nos permitir trabalhar melhor, produzir mais e melhor”.

As formações atraíram uma audiência heterogénea de 40 participantes, dominada por técnicos de entidades da administração pública, como a Direção-Geral do Território, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Administração do Porto de Lisboa e o Instituto Hidrográfico. As formações incluíram ainda participantes ligados à sociedade civil, como é o caso da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, e ao meio académico, com representação das Universidades de Lisboa, dos Açores e de Aveiro e da Escola Náutica Infante D. Henrique.

Segundo os formadores, docentes e investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a aplicabilidade dos SIG na gestão de dados de natureza espacial é “inquestionável em todas as áreas, incluindo o meio marinho”. Luís Freitas, diretor do Museu da Baleia da Madeira, faz um balanço “bastante positivo” da formação: “Já comecei a ganhar uma nova perspetiva sobre esta ferramenta”.

Os SIG permitem visualizar, processar, analisar, armazenar e servir informação na temática do mar, de forma objetiva, otimizada e padronizada. O guia da formação poderá ser consultado na íntegra em www.sophia-mar.pt

 A turma da primeira edição do módulo de Sistemas de Informação Geográfica: Análise Espacial. (Fonte: Projeto SOPHIA)
A turma da primeira edição do módulo de Sistemas de Informação Geográfica: Análise Espacial. (Fonte: Projeto SOPHIA)
A turma da primeira edição do módulo de Sistemas de Informação Geográfica: Análise de Dados de Satélite. (Fonte: Projeto SOPHIA)
A turma da primeira edição do módulo de Sistemas de Informação Geográfica: Análise de Dados de Satélite. (Fonte: Projeto SOPHIA)