PT EN

Módulos de Formação Sophia

Sistemas de Informação Geográfica: Análise Espacial

Coordenação: Rui Taborda (Instituto Dom Luiz - FCUL)
FORMADORES
Rui Taborda
Cristina Lira
Ana Nobre Silva
Ana Nobre Silva
Elisabete Dias
Sumário

Desenvolvimento de competências básicas em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) orientados para as ciências do mar. Os SIG permitem visualizar, processar, analisar, armazenar e servir informação na temática do mar, de forma objetiva, otimizada e padronizada.  A sua aplicabilidade na gestão de dados de natureza espacial é inquestionável em todas as áreas, incluindo o meio marinho.

O curso terá uma carga horária de 30h totais, dividida em 8h diárias, integra uma componente teórica que aborda os conceitos teóricos e uma componente prática de aplicação deste conceitos a casos de estudo usando a aplicação computacional ArcGIS.

 

Relação com a DQEM

A crescente utilização dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e, consequentemente a evolução da consciência espacial, tem revelado o aumento da sua importância como base sólida de conhecimento e de disponibilização de informação através de produtos e serviços. A relevância dos SIG está relacionada com a gestão de dados e fenómenos espaciais, pelo que quando se planeia a implementação da DQEM, o desenvolvimento de competências nesta área é inquestionável. Considerando que o objetivo desta diretiva é garantir o bom estado ambiental das águas marinhas na Comunidade Europeia, e detendo Portugal ~4 milhões de km2 de espaço marítimo, distribuído por quatro subdivisões (1- continente; 2- Açores; 3 - Madeira; 4- plataforma continental estendida) é essencial reunir as melhores práticas de análise espacial para suportar o desenvolvimento e execução dos programas de monitorização e de medidas da DQEM.

 

Objetivos

No final da formação o formando estará apto a visualizar, processar, analisar, armazenar e servir informação georreferenciada de diferente tipo. Estará igualmente habilitado a geoprocessar de forma automática este tipo de informação e a produzir cartografia temática.

 

Pré-requisitos
  • Formação em Ciência (Física, Matemática, Ciências da Terra, Ambiente e do Mar)
  • Aptidão no uso de computadores

Estrutura do curso

O curso terá a seguinte organização:

  1. Introdução aos sistemas de informação geográfica: a cartografia temática na gestão e monitorização do ambiente marinho.
  2. Modelos de dados vectorial e matricial, conversão e incorporação da dimensão temporal.
  3. Modelos digitais de terreno e geração de modelos de superfície tridimensionais, explorando técnicas de análise tridimensional e sua visualização, construção de mapas de declive, exposição e sombreamento e cálculo de áreas e volumes.
  4. Análise espacial: análise de zonamento e de vizinhança, classificação e interpolação espacial.
  5. Introdução ao geoprocessamento automático: introdução aos conceitos de modelação, álgebra de mapas e interface, ferramentas e processos na aplicação ModelBuilder.
  6. Publicação de mapas na internet, exploração e disponibilização de serviços de mapas (ArcGIS Server).
  7. Casos de estudo, onde serão abordados e discutidos exemplos de aplicação na temática mar.
Guias e recursos pedagógicos

Rui Taborda
(Instituto Dom Luiz - FCUL)

Doutorado em Geologia pela Universidade de Lisboa é, desde 2000, Professor Auxiliar no Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É responsável pela disciplina de Sistemas de Informação Geológica Aplicados no mestrado em geologia e o coordenador do Curso de Atualização em Sistemas de Informação Geográfica Aplicados às Ciências da Terra (SIGAIA).

Cristina Lira
(Instituto Dom Luiz - FCUL)

Doutorada em Georrecursos pelo Instituto Superior Técnico, na especialidade de Análise de Imagem e Deteção Remota aplicada às Geociências. Possui relevante experiência na aplicação prática de Sistemas de Informação Geográfica e Deteção Remota, com a sua utilização em diferentes temáticas da área das Geociências. Docente convidada da disciplina de Sistema de Informação Geológica Aplicados do Mestrado de Geologia do Ambiente, Riscos Geológicos e Ordenamento do Território.

Ana Nobre Silva
(FCUL)

Doutorada em Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com Geologia Costeira como tema principal de investigação. Possui relevante experiência na utilização de SIGs, com desenvolvimento de algumas aplicações para ArcGIS, desde 2007. Formadora do workshop iSIG (Iniciação aos Sistemas de Informação Geográfica) realizado no Departamento de Geologia da Universidade de Lisboa.

Elisabete Dias
(DGRM)

Licenciada em Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Mestre em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa. Possui relevante experiência na utilização de Sistemas de Informação Geográfica aplicados às áreas da geologia de engenharia e do ambiente no sector portuário. Lecionou o módulo de análise espacial no Curso Pós-Graduado de Atualização em Sistemas de Informação Geográfica Aplicados às Ciências da Terra (SIGAIA), pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Presentemente exerce funções na Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, estando envolvida na implementação da DQEM.