PT EN

Módulos de Formação Sophia

Sistemas de Informação Geográfica: Análise de Dados Satélite

Coordenação: Rui Taborda (Instituto Dom Luiz - FCUL)
FORMADORES
Rui Taborda
Cristina Lira
Ana Nobre Silva
Ana Nobre Silva

Sumário

Os objetivos principais do módulo são o desenvolvimento de competências básicas na exploração e representação de dados de deteção remota relativos ao meio marinho utilizando sistemas de informação geográfica (SIG). As imagens de satélite são uma ferramenta relevante na caracterização e monitorização de diversos fenómenos, apresentando especial importância na aplicação a áreas onde a informação in situ é particularmente complexa de obter, como é o caso do mar.

O curso terá uma carga horária de 30h totais, dividida em 8h diárias, incorporando uma componente teórica que aborda os conceitos teóricos e uma componente prática de aplicação deste conceitos a casos de estudo usando a aplicação computacional ArcGIS.

 

Relação com a DQEM

Da reflexão já realizada no âmbito da implementação da DQEM, coordenada pela DGRM, verificou-se o elevado potencial das imagens de satélite no aumento de conhecimento do meio marinho. Do Programa de Monitorização e Programa de Medidas, já desenvolvido, resultou a medida ME08-DV (DQEMsat - Implementar a utilização de imagens de satélite para aquisição de conhecimento sobre o meio marinho). O desenvolvimento desta medida tem como principal objetivo produzir mapas com a distribuição geográfica das variáveis passíveis de identificação com imagens de satélite (e.g. temperatura, cor, radar). Desta forma, uma formação que alie análise espacial e análise de dados de satélite poderá fornecer as duas componentes essenciais à correta implementação desta medida.

 

Objetivo

No final da formação, o formando estará apto a pesquisar as imagens em diversos sítios da internet, a pré-processar as imagens de forma a corrigir possíveis erros e distorções, a processar e analisar as imagens de satélite de forma a extrair a informação pretendida, em ambiente ArcGIS. Adicionalmente, o formando estará habilitado a escolher a forma de armazenamento e distribuição da informação que melhor lhe convier, sob a forma de cartografia temática ou outra.

 

Pré-requisitos

  • Formação em Ciência (Física, Matemática, Ciências da Terra, Ambiente e do Mar):
  • Aptidão no uso de computadores.

 

Estrutura do curso

O curso terá a seguinte organização:

  1. Introdução e conceitos básicos dos campos Deteção Remota/Processamento e análise de imagem em ambiente SIG: imagens digitais e dados matriciais; fontes de informação.
  2. Armazenamento de dados de natureza matricial: bases de dados geográficos: conceção, definição de propriedades, agregação de conjuntos de dados, arquivo de dados de grandes dimensões; interoperabilidade.
  3. Operações de pré-processamento: realce; correções geométricas; correções radiométricas
  4. Processamento e análise de imagem: operações algébricas; operações de vizinhança: filtragem e classificação de imagens
  5. Casos de estudo, onde serão abordados e discutidos exemplos de aplicação na temática mar.

 

Guias e recursos pedagógicos

Rui Taborda
(Instituto Dom Luiz - FCUL)

Doutorado em Geologia pela Universidade de Lisboa é, desde 2000, Professor Auxiliar no Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É responsável pela disciplina de Sistemas de Informação Geológica Aplicados no mestrado em geologia e o coordenador do Curso de Atualização em Sistemas de Informação Geográfica Aplicados às Ciências da Terra (SIGAIA).

Cristina Lira
(Instituto Dom Luiz - FCUL)

Doutorada em Georrecursos pelo Instituto Superior Técnico, na especialidade de Análise de Imagem e Deteção Remota aplicada às Geociências. Possui relevante experiência na aplicação prática de Sistemas de Informação Geográfica e Deteção Remota, com a sua utilização em diferentes temáticas da área das Geociências. Docente convidada da disciplina de Sistema de Informação Geológica Aplicados do Mestrado de Geologia do Ambiente, Riscos Geológicos e Ordenamento do Território.

Ana Nobre Silva
(FCUL)

Doutorada em Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com Geologia Costeira como tema principal de investigação. Possui relevante experiência na utilização de SIGs, com desenvolvimento de algumas aplicações para ArcGIS, desde 2007. Formadora do workshop iSIG (Iniciação aos Sistemas de Informação Geográfica) realizado no Departamento de Geologia da Universidade de Lisboa.