Módulos de Formação Sophia
Deteção Remota: Aplicação de Imagens de Radar de Abertura Sintética



Sumário
Apresenta-se o Radar de Abertura Sintética (SAR), as propriedades básicas, modo de funcionamento e geometria dos radares de modo a fornecer uma ideia de como opera este sensor. As limitações e propriedades das imagens obtidas usando SAR são exploradas, assim como os sensores e missões passadas e presentes que fornecem este tipo de imagens. Exploram-se os parâmetros geofísicos de interesse para a Directiva Quadro da Estratégia Marinha (DQEM) possíveis retirar de uma imagem SAR e o modo como são detectáveis pelo SAR. As aulas práticas apresentam uma plataforma de livre acesso oferecendo experiência prática sobre métodos de leitura, correcção e análise das imagens.
Relação com a DQEM
O módulo dá formação no uso de dados SAR sob a DQEM, como por exemplo, o uso de imagens para a detecção de lixo marinho (descritos 10), o potencial de controlo de tráfego marinho, contribuindo assim para as Áreas Marinhas Protegidas (AMP) tais como Madeira-Tore e Great Meteor.
Objetivos
- Entender os conceitos básicos do funcionamento de um radar de abertura sintética;
- Capacidade de obter e usar dados SAR, através da plataforma apresentada;
- Capacidade do uso eficiente de dados SAR de modo a contribuir para DQEM e AMP.
Pré-requisitos
- Formação em Ciência (Física, Matemática, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Biologia Marinha);
- Aptidão no uso de computadores.
Estrutura do curso
Componente teórica dividida em duas partes principais:
- Princípios do Radar de Abertura Sintética
- Capacidade de detecção, Interpretação e aplicações das imagens SAR
Estas componentes serão acompanhadas por aulas teórico-práticas que irão cimentar os conhecimentos das aulas teóricas com exemplos práticos.
Licenciado em Engenharia Geográfica (1986) e doutorado em Engenharia Geográfica (1991) pela Universidade de Lisboa. Atualmente é professor associado com agregação e presidente do Departamento de Engª Geográfica, Geofísica e Energia da FCUL. É membro do Laboratório Associado Instituto D. Luiz onde integra o grupo de investigação Atmosphere, Ocean and Climate. Tem desenvolvido atividade de investigação na área da Geodesia e Deteção Remota com foco na medição e monitorização da deformação da superfície terrestre usando múltiplos sensores (GNSS, InSAR). Presentemente os seus objetivos de investigação centram-se no desenvolvimento de algoritmos para dados radar de abertura sintética (interferometria e polarimetria)
Ana Brito
(MARE - FCUL)
Licenciada em Biologia Ambiental (variante marinha) pela UL e Doutorada em Biologia Ambiental pela Edinburgh Napier University (Edinburgh, UK). É Investigadora do MARE e Investigadora Auxiliar (Programa Investigador FCT) na FCUL desde 2014. Tem participado em vários projetos nacionais e internacionais sobre a dinâmica de fitoplâncton e microfitobentos, assim como sobre a Diretiva Quadro da Água e a Diretiva Quadro Estratégia Marinha.
Ana Sutcliffe
(MARE - FCUL)
Licenciatura em Ciências Geofísicas, variante de Meteorologia e Oceanografia (FCUL-UL, PT);
Mestrado em Detecção Remota sobre os Oceanos (NOC, UK);
Doutoramento em Oceanografia Dinâmica (NOC, UK).