PT EN

Módulos de Formação Sophia

Deteção Remota: Temperatura da Superfície do Mar e Cor do Oceano

Coordenação: Vanda Brotas (MARE – FCUL)
FORMADORES
Vanda Brotas
Vanda Brotas
Ana Brito
Carolina Sá
Fátima Sousa
Fátima Sousa
Dmitri Boutov
Ana Sutcliffe

Sumário

É feita uma introdução aos satélites e sensores para a observação do oceano, a operarem na região espectral do visível (Cor do Oceano, CO) e do infra-vermelho térmico (Temperatura da Superfície do Mar, TSM). Os conteúdos incluem evolução histórica, características, modo de funcionamento e geometria dos sensores, bem como a cadeia de processamento dos dados, visualização e interpretação das imagens. As limitações e as aplicações das medições obtidas são discutidas e exploram-se os parâmetros geofísicos de interesse para a Directiva Quadro da Estratégia Marinha (DQEM). As aulas práticas apresentam plataformas de livre acesso aos dados obtidos com satélites oferecendo experiência prática sobre métodos de visualização, correcção e análise das imagens.

 
Relação com a DQEM

Este módulo irá fornecer as competências para o uso adequado da detecção remota na implementação da Directiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM). Através do uso da Temperatura da Superfície do Mar e da Cor do Oceano, vai ser possível avaliar os processos de eutrofização nos oceanos Portugueses, de acordo com o Descritor 5 da DQEM. Adicionalmente, a aplicação de modelos existentes na literatura poderá também fornecer informação acerca da biodiversidade das microalgas (Descritor 1).

Objetivos

  • Compreensão dos conceitos básicos da detecção remota;
  • Autonomia no processamento e interpretação de imagens de satélite da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) e da Cor do Oceano. 


Pré-requisitos

  • Formação em Ciência (Física, Matemática, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Biologia Marinha);
  • Aptidão no uso de computadores.

 

Estrutura do curso

O módulo abordará:

  • Conceitos básicos sobre satélites e produtos;
  • Temperatura da Superfície do Mar (TSM): 1) Princípios físicos; 2) Sensores; 3) Métodos operacionais; 4) Interpretação de dados do infravermelho térmico em termos da TSM; 5) Exemplos e aplicações da TSM; 6) Introdução à plataforma de trabalho (“software educativo”) e realização de exercícios;
  •  Cor do Oceano: 1) Introdução à cor do oceano; 2) Princípios físicos e sensores; 3) Introdução ao fitoplâncton e ao produto clorofila como indicador de biomassa; 4) Distribuição espacial e temporal da clorofila; 5) Importância da monitorização para avaliação da qualidade ambiental do oceano; 5) Exercícios práticos com dados satélite;
  • Enquadramento da utilização de dados de satélite na DQEM.
Guias e recursos pedagógicos

Vanda Brotas
(MARE - FCUL)

licenciada e doutorada em Biologia, com Agregação em Ecologia e Biossistemática. É Professora Catedrática do Departamento de Biologia Vegetal, na FCUL, e investigadora do MARE. Os seus interesses atuais de investigação centram-se na área da Ecologia Marinha, em particular função e dinâmica do Fitoplâncton, deteção remota da cor do oceano, produtores primários de ecossistemas estuarinos, pigmentos fotossintéticos, fitoplâncton estuarino, séries de longo termo. Tem trabalhado em diversos programas de monitorização ambiental.

Ana Brito
(MARE - FCUL)

Licenciada em Biologia Ambiental (variante marinha) pela UL e Doutorada em Biologia Ambiental pela Edinburgh Napier University (Edinburgh, UK). É Investigadora do MARE  e Investigadora Auxiliar (Programa Investigador FCT) na FCUL desde 2014. Tem participado em vários projetos nacionais e internacionais sobre a dinâmica de fitoplâncton e microfitobentos, assim como sobre a Diretiva Quadro da Água e a Diretiva Quadro Estratégia Marinha.

Carolina Sá
(MARE - FCUL)

Licenciatura em Ciências do Meio Aquático (ICBAS-UP, PT);
Pós-graduação em Detecção Remota dos oceanos (NOC, UK);
Doutoramento em Ciências do Mar (FCUL-UL, PT).

Fátima Sousa
(MARE - FCUL)

Licenciatura em Física – especialização em Oceanografia (FCUL-UL, PT).
Mestrado em Oceanografia (FCUL-UL, PT).
Doutoramento em Física – Oceanografia (FCUL-UL, PT) .

 

Professora Auxiliar do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia (DEGGE/FCUL).
Investigadora do MARE.

 

Principais áreas de interesse: “Oceanografia com satélites”, “Upwelling costeiro” e "Descargas de Águas Subterrâneas em meio marinho”

Dmitri Boutov
(MARE - FCUL)

Licenciatura em Oceanografia – especialização em Oceanografia Física e Técnica (Russian State Hydrometeorological University (RSHU, RU);
Mestrado em Ciências Geofísicas – especialização em Oceanografia (FCUL-UL, PT).

Ana Sutcliffe
(MARE - FCUL)

Licenciatura em Ciências Geofísicas, variante de Meteorologia e Oceanografia (FCUL-UL, PT);
Mestrado em Detecção Remota sobre os Oceanos (NOC, UK);
Doutoramento em Oceanografia Dinâmica (NOC, UK).