PT EN

A Tripulação e Financiamento

O projeto SOPHIA – Conhecimento para a Gestão do Ambiente Marinho avança e desenvolve-se em parceria da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), para o eixo científico e didático, e com a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), para a produção de conteúdos e a comunicação. Beneficia da estreita colaboração com representantes do Norwegian Institute for Water Research (NIVA) e do Norwegian Institute for Air Research (NILU) e com especialistas portugueses em Direito do Mar, que participam ativamente no desenvolvimento dos conteúdos científicos para os módulos e para os guias de formação.

Financiamento

O SOPHIA é um projeto financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2009-2014, no âmbito dos European Economic Area Grants (EEA Grants). Através dos EEA Grants, a Islândia, o Listenstaine e a Noruega financiam iniciativas e projetos para reduzir disparidades económicas e sociais na Europa e para fortalecer relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários. Os três países cooperam com a União Europeia através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEA).

O SOPHIA é um projeto aprovado pelo programa dos EEA Grants na área "Gestão Integrada das Águas Marinhas e Costeiras". Através deste programa, os EEA Grants pretendem contribuir para o bom estado ambiental das águas marinhas e costeiras europeias. A componente de Educação e Formação, na qual o projeto SOPHIA se integra, são apoiados projetos orientados para elevar a consciência e o conhecimento sobre questões marinhas através de ações de sensibilização e de formação no domínio da gestão marinha integrada. O objetivo das iniciativas é contribuir para qualificar recursos humanos através de ações em áreas científicas e tecnológicas prioritárias à gestão sustentável das águas marinhas.

 

O financiamento total do SOPHIA é de 276. 817,65 € dos quais 235.295,00 € são financiados pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu / 2009-2014 dos EEA Grants. O projeto tem a duração prevista de 16 meses, com início em dezembro de 2014 e conclusão em abril de 2016.